presença nas redes sociais
Com esse negócio de pesquisar autoras para a Publiquei Revista, ando percebendo o quanto as pessoas têm uma apresentação fraca no meio digital. Nosso meio literário é mesmo todo bagunçado do jeito que é, e as redes sociais (a internet de um modo geral) são a principal forma de divulgar nosso trabalho, mas muitas vezes eu peno para descobrir quem é a autora, que livros escreveu, onde posta o livro, se tem editora etc etc. Então, na minha humilde posição de formanda em propaganda e marketing, organizadora da Publiquei e escritora, resolvi fazer uma listinha de coisas de mídias sociais que eu acho importante e que são bem simples para quem está nesse meio, mas não tem grana para bancar um profissional que cuide das suas redes sociais:
- Crie uma página no Facebook para sua divulgação:
De preferência, uma para você como autora, onde você possa falar dos seus livros como um todo. Aproveite todos os espaços da fanpage, como as descrições, para deixar bem claro o que você escreve e onde é possível comprar seus livros.
Edit: Quero reafirmar aqui a importância de se te uma fanpage. Muita gente indica autoras lá na Publiquei que a gente não conhece. E, quando vai procurar no Google para saber quem é, não encontra uma rede social aberta sequer. É legal divulgar no seu perfil do Facebook, mas nem todo mundo quer adicionar você antes de ler sua obra. Faça uma página no Facebook. É de graça.
- Se possível, tenha um site/blog:
Tem um monte de plataforma gratuita espalhada pela internet, como Wix, Wordpress e Blogspot. E a maioria não é difícil de mexer. No caso de dúvidas, chame um amiguinho que seja mais safo nisso e peça ajuda. Pode falar comigo que eu ajudo no que puder também.
Nessa plataforma, coloque detalhadamente toda a sua vida de escritora. Quando mais informações atualizadas sobre você e suas obras, melhor será para quem deseja conhecer o seu trabalho.
- Invista no Instagram:
O número de gente desse meio literário que está por lá é enorme e super vale a pena fazer posts na rede social.
- Resenha sozinha não vende livro:
Sério, não to mentindo. Tem uma pesquisa do Instituto Pró-Livro (veja aqui) que fala que o público leitor é mais convencido de comprar um livro pela indicação de algum conhecido do que resenha. Foque suas energias em parceiros que divulguem seu trabalho com alguma constância e não aqueles que querem apenas seu livro de graça para uma resenha. Deixe as pessoas saberem que você existe. É muito mais provável que alguém dê uma chance para aquela autora que está sempre presente nos blogs e redes sociais.
Edit: Não quero dizer aqui que resenhas não tem valor nenhum. Claro que tem. Meu ponto é que a resenha, sozinha, não faz o leitor decidir comprar um livro. Quantas vezes você já leu uma resenha e quando leu o livro, ele não era aquilo que prometia? E quantas vezes você, autora, entregou seu livro na mão de um blogueiro, gastou dinheiro de frete e, por mais maravilhosa que ela tenha sido, não viu suas vendas na Amazon aumentarem? Ou quando você abriu uma resenha que era uma chuva de spoiler e que faz o leitor não ter tanto ânimo na história porque já sabe tudo o que acontece? Agradeço e muito o trabalho que os blogueiros sérios tem feito por nós, pela nossa literatura nacional. Vocês merecem muitas palmas, mimos e beijos. Só quero mesmo que você, autor, fique de olhos abertos para não esperar que uma resenha resolva todos os seus problemas.
- Faça amigos no meio:
É o bom e velho QI. Quem indica. Amigos que ajudam na sua divulgação, que assinam embaixo no seu trabalho e garantem que você é uma boa escritora convencem melhor do que muito post no Facebook. Qualidade é sempre superior à quantidade.
Acho que é isso. Se eu lembrar de mais alguma coisa, completo o post. Espero que ajude de alguma forma.
Ah, e se precisar de divulgação, manda um e-mail pra Publiquei que a gente tenta ajudar.